Como a ciência de dados frequentemente utiliza grandes conjuntos de dados, ferramentas que podem escalar com o tamanho dos dados são incrivelmente importantes, especialmente para projetos sensíveis ao tempo. Soluções de armazenamento em nuvem, como data lakes, oferecem acesso a infraestrutura de armazenamento capazes de ingerir e processar grandes volumes de dados com facilidade. Esses sistemas de armazenamento oferecem flexibilidade aos usuários finais, permitindo-lhes criar grandes clusters conforme necessário. Eles também podem adicionar nós de computação incrementais para agilizar os trabalhos de processamento de dados, possibilitando à empresa fazer concessões de curto prazo em favor de resultados mais significativos a longo prazo.
Data Analytics
A exigência para exercer a profissão de cientista de dados é o diploma de conclusão de curso de bacharelado, preferencialmente na área. Para quem já possui uma formação, mas quer se especializar em Ciência de Dados, existem ainda as pós-graduações e MBAs, focados em desenvolver profissionais competentes para esse mercado. Em poucos meses, você já garante sua especialização e ingressa em uma nova profissão. Neste sentido, uma boa escolha são cursos especializados práticos, imersivos e hands-on, que irão proporcionar o aprendizado técnico necessário para você começar a atuar. Afinal, não adianta criar bancos de dados se não souber qual será a aplicação deles na empresa. Assim como não adianta contratar uma equipe de Data Science se não souber qual será o objetivo da aplicação dos dados.
- Já o Engenheiro de Dados, pode exercer a mesma função do arquiteto, podendo, inclusive, trabalhar em conjunto, de forma a implementar o banco de dados projetado, realizar testes, apontar falhas e ajustar os sistemas de processamento.
- Isso reflete no aumento do número de vagas disponíveis no mercado e nos bons salários oferecidos pelas empresas aos profissionais bem capacitados.
- Basta uma simples busca pelo termo no LinkedIn para se deparar com mais de 2 mil vagas abertas no Brasil.
- A grande diferença entre a forma como os dados eram utilizados no passado e como são utilizados hoje, é que antes eles explicavam o que acontecia dentro das organizações.
O que é Data Science? O que faz um profissional da área? [Guia completo]
Aqui são observados inconsistências, entradas duplicadas, erros de cadastro de dados e outros possíveis problemas. Contudo, foi somente em 2010 que as equipes de Ciência de Dados começaram a ser formadas dentro das empresas, com a utilização de recursos de ponta, como Machine Learning e Inteligência Artificial. Apesar de o termo ter nascido em meados dos anos 2000, quando o mundo iniciou uma grande transformação digital, a Ciência de Dados já existia muito antes disso. Para lidar com esse tipo de dado é preciso contar com profissionais competentes, que irão organizá-los, criar metodologias de análise e selecionar as ferramentas compatíveis com as demandas apresentadas.
Engenheiro de Machine Learning
Como resultado, é comum para um cientista de dados se associar a engenheiros de aprendizado de máquina para escalar modelos de aprendizado de máquina. Eles aplicam técnicas estatísticas e algoritmos de aprendizado de máquina para descobrir padrões, tendências e relações nos dados. Isso envolve a criação e a execução de modelos preditivos e algoritmos de segmentação, curso de cientista de dados além de realizar análises exploratórias para obter insights iniciais. Para enfrentar essa lacuna, estão recorrendo a plataformas de ciência de dados e aprendizado de máquina (DSML) multipersona, dando origem ao papel do “cientista de dados cidadão”. Tecnologias de código aberto são amplamente utilizadas em conjuntos de ferramentas de ciência de dados.
O mercado de trabalho para quem se forma em Ciência de Dados tem tudo para ser bastante promissor por conta do crescimento do avanço tecnológico, especialmente da Inteligência Artificial. Estudantes com habilidade com cálculo matemático, sistemas de computadores e robótica também podem se interessar por cursar Ciência de Dados. Então, compartilhe com seus amigos, para que saibam o que é Data Science, o que faz o profissional que atua nessa área e como funciona este mercado cheio de oportunidades para quem está disposto a se especializar.
A nova geração de pesquisadores trata dados de diferentes formatos, como tabelas, textos ou gráficos, extraindo informações preciosas e úteis para as empresas. Dessa forma, é possível já ser graduado em uma área de conhecimento e cursar a pós-graduação em Ciências de Dados e Big Data Analytics da Estácio para ser um cientista de dados. Caso ainda não possua graduação, você também pode escolher iniciar sua carreira com uma graduação em Ciência de Dados e dar o pontapé inicial para trilhar uma trajetória de sucesso. Por conta disso, as opções de formação para quem atua enquanto cientista de dados são múltiplas.
Cientista de dados: entenda tudo sobre essa profissão!
Os alunos que fazem a graduação em Ciência de Dados têm aulas de disciplinas conhecidas do ensino médio no primeiro semestre, como Matemática, Inglês, Computação, Leitura e Interpretação de Textos e Ética. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, a previsão é de que, até 2026, tenha um crescimento de 27,9%, resultando em mais de 50 mil novos empregos. Portanto, a https://www.ubirataonline.com.br/2024/04/30/ciencia-de-dados-como-a-inteligencia-artificial-afeta-o-futuro-da-profissao/ taxa de empregabilidade é extremamente alta, e os salários, bem atrativos. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Indeed Hiring Lab, a área de Ciência de Dados teve um crescimento de 256% desde dezembro de 2013, e continua em uma progressão exponencial. Basta uma simples busca pelo termo no LinkedIn para se deparar com mais de 2 mil vagas abertas no Brasil.